EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

 

Desde Freire, a educação de jovens e adultos vem caminhando na direção de uma educação_______________________, comprometida com a realidade social, econômica e cultural dos mais pobres. No entanto, ainda temos muito por construir nessa direção.  (BRASIL, 2006, p. 27)

 

A expressão que completa corretamente é:


Opressora e punitiva.


Ambiental e prisional.


Bancária e opressora.


Militarista  e reflexiva.


Democrática e libertadora.

O Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente.

Nesta perspectiva, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.

 

(   ) Na sua operacionalização é necessária a elaboração do Plano individual de Atendimento (PIA) com a participação do (a) adolescente e da família.

(   )  Este serviço deve contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos (as) adolescentes e jovens.

(   ) Os usuários deste serviço são adolescentes de 12 a 18 anos, ou jovens de 18 a 21 anos.

(   ) Criar condições para a construção/reconstrução de projetos de vida é um dos objetivos deste Serviço.

 

Assinale a sequência CORRETA:


F, V, V, F


V, F, V, V 


F, F, F, V 


V, V, V, V


V, V, F, F 

Contrapondo-se à pedagogia clássica, a andragogia é descrita mais como um modelo de aprendizagem centrado sobre a autonomia do sujeito aprendente, do que, propriamente, uma teoria (DEAQUINO, 2007). E é precisamente nesse sentido, que a heutagogia se expõe como um dos princípios da andragogia. Do grego heuta, que significa próprio; e agogos, que significa conduzir, o termo heutagogia foi criado por Hase e Kenyon (2000 apud DEAQUINO, 2007) para designar os processos de autoaprendizagem e o conhecimento compartilhado.

 

I. Na heutagogia, sujeitos de diferentes idades possuem as mesmas condições de aprendizagem em qualquer área do conhecimento.

II. A necessidade do saber e o autoconceito são alguns dos pressupostos básicos da andragogia.

III. A heutagogia trata-se,  de um movimento que tenciona o acesso auto direcionado e a partilha de conhecimentos produzidos individualmente ou em pequenos grupos, por meio de um diálogo concreto.

 

São corretas as afirmativas:


III apenas.


I, II e III.


II apenas.

 


I e III apenas.


I e II apenas.

De acordo com a leitura complementar sugerida na segunda semana de estudos, quando falamos em cultura estamos nos referindo ao conjunto de ações, elaborações, construções, produções e manifestações de um grupo de pessoas, que se dá por meio e através de múltiplas linguagens e pode ser identificado na forma de falar, atuar, reagir, pensar e expressar de cada pessoa desse grupo. Especificamente, no caso dos alunos e alunas jovens e adultos, referimo-nos a uma cultura popular do fazer, que se aprende fazendo e vendo fazer. (2006, p. 12)

 

Dessa forma, podemos dizer que:

I. Ela possui uma dimensão voltada para a ação, que gosta de se movimentar e fazer junto, uma construção compartilhada e coletiva.

II. Se a origem de nossos alunos é diversa, naturalmente, o acúmulo e a bagagem cultural deles também são.

III. A cultura marca a visão de mundo e é a base onde a construção de conhecimentos vai se dar.

 

São corretas as afirmativas:


III apenas.


I, II e III.


I apenas.


II apenas.


I e II.

Aprender a linguagem oral e escrita é criar possibilidades de participação  nas práticas sociais, nos significados culturais pelos quais se interpreta e representa a realidade,  por meio do desenvolvimento de quatro competências básicas: ler, escrever, falar e escutar.  São exemplos de atividades que envolvem algumas dessas competências básicas:

 

I - (   ) Atividades coletivas e jogos em grupo: desenvolvem o diálogo, o respeito ao outro, proporcionam momentos de prática e consciência das regras.

II – (   ) Trabalho com pinturas, desenhos, recortes e colagens, sucatas, modelagem, dobraduras entre outros.

III – (   ) Cantar músicas, recitar poesias, contar adivinhações e piadas, trava-línguas, dramatização de histórias.

V – (   ) Contação de história, troca de livros, socializar a leitura por meio de apresentação oral, fazer recontos, desenhar, modificar o final da história.

São corretas as afirmativas:

 


I, II e III.


I e IV.


I, II, III e IV.


II apenas.


III apenas.

Enquanto método, a fenomenologia nasce dos estudos do filósofo alemão Edmund Husserl (1859-1938) sobre a intencionalidade da consciência humana, e trata da compreensão, descrição e interpretação dos fenômenos que se apresentam à percepção, ou seja, que aparece à consciência como objeto intencional. Importa destacar que a fenomenologia não é materialista, ao menos no mesmo sentido que o marxismo; que a fenomenologia recusa o dogmatismo em todas as suas formas: no nível da consciência perceptiva, cognitiva e prática.

 

Neste sentido, e de acordo com os estudos do capítulo I, é correto afirmar:

I. Fenômeno: do grego phainomenon, o que é observável; o que aparece, que se manifesta à consciência. O fenômeno não é uma ideia; é, antes, a existencialização do sentido.

 

II. A fenomenologia é o estudo descritivo de um fenômeno tal como ele se manifesta no espaço/tempo da existência.

 

III. Fenomenologia: matéria que consiste em estudar as essências, as significações ideais das coisas e como elas são percebidas no mundo.

 

 

São corretas as afirmativas:


I e II apenas.


I, II e III.


II apenas.


III apenas.


I e III apenas.

Leia o trecho a seguir:

 

“ A aluna Maria, de 61 anos, sempre estudou em escola pública. Aos sete anos foi alfabetizada com a cartilha Caminho Suave, da autora Branca Alves de Lima. Teve relativo sucesso, pois sua memória a ajudava com os desafios impostos no dia-a-dia escolar. Decorava as lições diariamente e sempre recebia elogios da professora. Começou a escrever nesta época. Os exercícios eram de formar frases com as palavras decoradas da cartilha. ”                        

(SOUSA, 2007, trecho com  adaptações)

 

A partir dos estudos que foram realizados, a experiência de alfabetização da aluna   Maria está relacionada com qual dos princípios a seguir?

 

I. Práticas de leitura e escrita pautadas no uso competente de diferentes textos que circulam socialmente.

II. Práticas de leitura e escrita marcadas pela decodificação, repetição e memória.

III. Práticas de leitura e escrita que tenham como objetivo a expressão e a comunicação por meio de textos.

IV. Práticas de leitura e escrita pautadas no princípio de domínio da língua como condição para a plena participação social.

 

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III apenas.


I apenas.


I e III.


IV apenas.


II apenas.

O final dos anos 1950 e início dos anos 1960 foram marcados por uma intensa mobilização da sociedade civil em torno das reformas de base. O país passava por significativas transformações sociais, políticas e econômicas. Essa nova conjuntura contribuiu para a modificação do caráter das iniciativas públicas em relação à educação de adultos.

Dessa forma, na Educação de Jovens e Adultos é correto afirmar que:

 

 

I. Em 1963, o Ministério da Educação encerrou a Campanha Nacional de Educação de Adultos, iniciada em 1947.

II. Em 1963,  foi encerrada  a Campanha Nacional de Educação de Adultos, e Paulo Freire foi o encarregado  de se empenhar na elaboração de um Programa Nacional de Alfabetização.

III. Esse movimento, como as demais iniciativas da sociedade civil que tinham como base de suas ações a transformação social, foi interrompido em 1964 com o Golpe Militar.

 

 

São corretas as afirmativas:


I e II.


I, II e III.


III apenas.


I e III.


II apenas.

De acordo com Moacir Gadotti (2000), Paulo Freire foi protagonista, junto ao grupo de Pernambuco, no relato de experiências a partir do que já se tinha vivido em torno da educação das pessoas jovens e adultas. Tratava-se de um Congresso de Educação de Adultos, que aconteceu em 1958, promovido por ordem do então presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira. Vários grupos, representantes de diferentes estados estiveram presentes nesse congresso. O de Pernambuco, em especial, foi liderado por Freire.

Agora, leia atentamente o trecho extraído do capítulo 2 do livro de Educação de Jovens e Adultos e complete o que se pede.

 

A  expressão _______________________ foi criada, por Paulo Freire (2005), para se referir a forma de educação em que o/a professor/a, em vez de possibilitar a construção de conhecimentos pelos/as estudantes, apenas transmite a eles/as esses conhecimentos, como se fizesse um “depósito bancário”. Ou seja, o/a professor/a é o/a detentor/a do conhecimento e os/as estudantes, depositários/as. Sendo assim, a educação bancária apenas oferece aos/às estudantes o papel passivo de receberem esses “depósitos” e de “guardá-los”, eliminando seu protagonismo no processo de ensino e aprendizagem.

 

A palavra que completa corretamente a afirmativa é:


Educação de adultos


Educação não-formal


Educação indígena


Educação inclusiva


Educação bancária

A professora Verônica atua na turma de EJA. Em um determinado momento ela organizou um espaço com muitos livros, textos, poesias e trava línguas. A alfabetizadora trabalhou com trava línguas e pediu aos alunos que destacassem as rimas e, em seguida, que escolhessem um deles  para ler e apresentar à turma. Ela acredita que o trabalho com a linguagem oral e com as rimas são muito importantes  para os seus alunos que estão se alfabetizando.

 Nesta perspectiva,

I. Quando um discente rima, por exemplo, poço com osso, demonstra entendimento, pois a rima independe da forma ortográfica.

II. A capacidade de perceber semelhanças sonoras no início ou final da palavra permite estabelecer conexões entre fonemas e grafemas.

III. É importante oferecer estratégias que possibilitam o desenvolvimento da linguagem oral, da  imaginação e da criatividade.

IV.O trabalho com as rimas não é importante  para   os alunos não   alfabetizados da EJA.

São corretas:


I, II, III e IV.


I e III, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III, apenas.


I, III e IV, apenas.

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